segunda-feira, setembro 29, 2008

HOMENS E CARANGUEJOS


Homens e Caranguejos

Autor: Josue de Castro

Você já leu?
Comente.

A maioria de vocês com certeza já ouviu falar deste livro, "Homens e Caranguejos" do Josué de Castro. Ou talvez o "Geografia da Fome", esse bem mais conhecido, sem dúvida.

Mas o motivo pelo qual escrevo sobre o primeiro, foi o acordar brusco de uma realidade tão perto de nós e que fazemos questão de ignorá-la que o texto alerta. Aos que moram neste Recife tão bonito aos olhos dos visitantes, mas alheio ao mar de miséria que seus mangues acolhem.Se a idéia de ler um livro cujo assunto central e único seja a descoberta da fome não lhe atrai, leia ao menos o prefácio que a meu ver vale o livro sem tirar uma só palavra. Aqui eu deixo um pequeno trecho dessa introdução que pra mim foi a descoberta deste livro.

"Nas terras pobres e famintas do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne — quase um nada — para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi, talvez, por força deste velho hábito da minha terra que resolvi servir ao leitor deste livro muita farofa com pouca carne..."

"O tema deste livro é a história da descoberta da fome nos meus anos de infância, nos alagados da cidade de Recife, onde convivi com os afogados deste mar de miséria..."

"A impressão que eu tinha era que os habitantes dos mangues — homens e caranguejos nascidos à beira do rio — à medida que iam crescendo, iam cada vez se atolando mais na lama..."


Patricia_MegaRecife.

Nenhum comentário: