segunda-feira, setembro 22, 2008

VITA BREVIS




VITA BREVIS

Autor: Jostein Gaarder

Você já leu? Comente! Opine!


Num desses momentos diários onde é possível conhecer, conversar, trocar idéias a respeito desse vício delicioso que é a literatura, conheci a história de mais uma mulher que sacrificou sua vida por amor. Embora pareça a princípio uma simples carta, o texto é de uma sinceridade desconcertante, ainda mais no tempo, não muito distante, onde as mulheres não tinham “voz”.
Um cliente, também apaixonado por livros, cujo interesse filosófico o fez ler o livro VITA BREVIS do JOSTEIN GAARDER, apresentou-me a vida de FLÓRIA EMILIA, uma mulher primeiro apaixonada, depois decepcionada, indignada e por último descrente da vida. Essa mulher de que falo, viveu doze anos como concubina do homem que foi venerado e aclamado Santo pela nossa imponente Igreja Católica. O “exemplo” cristão, padre, bispo e depois SANTO AGOSTINHO negou-a mesmo fazendo menção a ela em algumas passagens de suas Confissões comparando-a às paixões do mundo.
Como se isso não bastasse, ao filho que os dois tiveram ele chamou de fruto do pecado.Pra mim a carta impressiona pela força dessa mulher e a covardia desse homem idolatrado por fiéis no mundo todo. Isso nos mostra o poder dessa Instituição que elege para si o direito de decidir a vida dos que acreditam nela.




Patrícia_Mega Recife.

2 comentários:

Loyz disse...

Antes de mais nada, quero agredecer a participação ativa de Patrícia. Obrigado pelos textos que você publica aqui! Não posso esquecer também de Milena que sempre está presente. Obrigado as duas colaboradoras!! Sobre o livro Vita Breves, eu já o li, faz um bom tempo e recomendo a leitura assim como recomendo a leitura de O MUNDO DE SOFIA do mesmo autor. Vale a pena cada linha escrita por ele. Para quem gosta de filosofia o Mundo de Sofia é um prato cheio. Já Vita Brevis é um livro que nos faz pensar como somos aprisionados por falsos moralismos, me referindo aqui as idéias que a Igreja nos impõe, fazendo com que deixemos de viver uma vida plena. Mas cada um faz o que acha que é certo. Nos dias atuais muitos já não se importam com essas idéias e assumem sua verdadeira essência. Porém no passado era um ato perigoso. Para aqueles que ainda não se libertaram, nos resta pedir a Deus que os ilumine.

Loyz_Mega Recife

Patrícia disse...

O Clube da Leitura é meu Blogger necessário! Ainda mais quando a gente encontra pessoas que compartilham nossas experiências literárias.
É Loyz, o Jostein Gaarden é um dos poucos autores que não discriminam sua linha de leitores. O MUNDO DE SOFIA é uma aula fascinante de filosofia. E pra quem ainda não se habilita na leitura, uma boa dica é começar com O DIA DO CURINGA do mesmo autor. Nele você é apresentado aos grandes filósofos gregos de uma forma mais superficial e de quebra mergulha numa aventura inimaginável.

Patrícia_Mega Recife