terça-feira, setembro 02, 2008

CRIANÇA 44


Você já leu?

Comente.


Autor: Tom Rob Smith


O livro narra a história de um agente policial da Rússia no período stalinista. O agente Liev é um respeitado oficial do estado e um herói de guerra, num período em que o estado mandava no destino de seus cidadãos e a fome era um grave problema, principalmente no inverno, não era novidade o sumiço de pequenos animais de estimação como: gatos e cachorros, certamente estariam na panela de algum vizinho. O livro é bem escrito e tem uma história bem interessante. É o primeiro livro do escritor Tom Rob Smith, foi elogiado pela crítica e já teve seus direitos comprados para o cinema, vai ser um bom filme de suspense e espionagem, isso se o diretor souber contar a história. O título Criança 44 de início nos faz pensar que toda a história se faz em cima de um único crime, o que não é! Na verdade são vários crimes que leva Liev a investigar esse crime em especial, um crime que para o Estado já está resolvido e enterrado. No entanto, fatos fazem com que o agente Liev comece uma investigação por conta própria colocando em risco sua vida e de sua família. A história tem momentos de tensão e adrenalina, algumas passagens são difíceis de se imaginar, não por ser inimaginável, mas por ter supostamente acontecido de verdade na vida de alguns cidadãos soviéticos. Como todo jovem a gente tem aquela imagem de revolucionário, de querer mudar o mundo, de lutar contra a exploração do proletariado, aquele ódio do capitalismo selvagem, mas até que ponto o socialismo ou o comunismo é melhor ou pior que o sistema capitalista? Criticamos a época da ditadura militar em nosso país, e temos que criticar mesmo! Ocorre que do outro lado, a extrema esquerda, cometia barbaridades tanto quanto nossos militares da extrema direita. O fato é que para civis, a vida não era nada fácil. Acredito que para os soviéticos era ainda mais complicado, segundo o autor, um dos jargões de Stalin seria “Confie e confira” ou seja, a desconfiança existia em todos os setores da sociedade russa. Imagina viver num lugar onde ninguém confia em ninguém? Pensar que o seu vizinho é um espião do governo infiltrado para descobrir ações anti-revolucionárias! Onde qualquer atitude suspeita o levaria para uma prisão, onde você seria torturado e obrigado a confessar coisas que você não fez!! Assim diz o autor, que se você fosse levado a uma prisão por algum motivo certamente você não sairia de lá, pois o Estado não admitia ter se enganado, O sistema era infalível! “O sistema não permitia divergências ou admissão de falhas. A suposta eficiência era muito mais importante do que a verdade.” ( Criança 44 – Tom Rob Smith. Pág.:206.)
Recomendo a leitura

Nota: 9

3 comentários:

Anônimo disse...

Loyz, adorei essa sua iniciativa. Mais uma vez, e nao só por isso, você está de parabéns!
Além de ter gostado da idéia, da temática e dos post´s, gostei em especial do comentário sobre esse livro, parece, afinal, muito interessante mesmo.
Beijos de quem te adora,
Michelle =D

The Hollow Man disse...

Realmente um livro fantástico, daqueles que te prendem da primeira até a última página! Não deixa pontas soltas! Não têm personagens superficiais! Fazia tempo que não lia um romance policial tão bem detalhado!

Apaixonada por Livros disse...

Esse livro é muito bom mesmo prende a atenção do inicio ao fim todos os meus clientes ficaram interessados na historia....

E Loys parabéns pela iniciativa achei muito legal