quinta-feira, novembro 06, 2008

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN



Precisamos Falar Sobre o Kevin
Autora: Lionel Shriver

Este livro se resume em duas palavras: polêmico e fantástico! Precisamos Falar Sobre o Kevin, conta por meio de cartas a trajetória de uma mãe e de seu filho. As cartas são dirigidas ao pai do Kevin, um pai que fora ausente. Nas cartas a mãe relata fatos desde o início de seu casamento até o trágico dia em que seu filho, de apenas 16 anos resolve matar colegas, uma professora e um zelador da escola. Essa história já vimos antes nos noticiários, onde jovens norte-americanos, sem motivos aparentes resolvem matar.
No livro a escritora coloca em voga o lado da mãe do garoto, que sempre percebeu algo de maquiavélico na criança, desde quando ele era um bebe. Um bebe que assustava as babas. Pergunto-me se é realmente possível ver algo de mau em uma criança, já que em sua grande maioria, as crianças são travessas por natureza, não todas, mas uma significativa parcela. No entanto algo chamava a atenção naquela mãe.
Eva conta para o pai os vários fatos que a chamavam atenção, que para ele não passavam de travessuras de crianças ou de imaginação da mãe. Citarei apenas um, num determinado ponto da história o Kevin deixa cega sua irmã mais nova, para o pai, foi apenas um trágico acidente entre dois irmãos, mas para a mãe, não! Ela sabia que o seu filho tinha culpa do que aconteceu e ele sabia muito bem o que tinha feito. Eva faz um relato de toda a sua trajetória de vida ao lado do marido, suas dúvidas em relação ao trabalho, à maternidade e sua vida pessoal, e claro, questiona até que ponto ela teve culpa na criação do filho, o que o fez tornar um pequeno monstro?
Numa sociedade voltada para o consumo, para uma vida cheia de glamour, onde ser aceito pelos outros é ponto fundamental, ser reconhecido por algo é necessário, cria nos dias de hoje pessoas dispostas a fazer qualquer coisa para aparecer na mídia. Infelizmente alguns procuram a pior maneira para se tornarem “famosos”. Recentemente vimos algo trágico, um ex-namorado que matou sua “amada” em São Paulo, por um motivo banal. A mídia sensacionalista dos dias de hoje tem sua parcela de culpa, ela cria meios para que fatos como esse aconteçam e voltem a se repetir em breve.
Lionel Shriver traz para discussão fatos que levam pessoas a cometer atos tão impensados e indesejados.
Até que ponto a culpa é da mãe? As pessoas adquirem esses comportamentos malévolos ou é inato? E a grande pergunta é: É possível odiar um filho?
Precisamos Falar Sobre o Kevin é uma leitura recomendada para todos, vale a pena parar para pensar nos jovens que estamos criando nos dias de hoje.

Nenhum comentário: